Wednesday, April 11, 2007

José Sócrates frequentava a cantina da UnI


Em mais um grande trabalho de fundo e de inquestionável relevância jornalística, a LMO News investigou os passos de José Sócrates na Universidade Independente (UnI). Num exercício de mera especulação, nas palavras do próprio José, seriam "passos de extrema elegância, dados com sapatos italianos de superior qualidade". No entanto, não eram a esses passos que nos queríamos referir.

Por experiência própria, sabemos que a melhor maneira de conhecer os alunos da nossa universidade é frequentando a cantina. Afinal, toda a gente tem que se alimentar! Por isso, fomos à cantina da UnI e falamos com várias funcionárias da cantina, assim como com alguns ex-alunos do tempo de Sócrates, que por absurda coincidência (ou por fazer jeito a quem escreve este texto) estavam lá no momento.

Segundo o que conseguimos apurar, José Sócrates era frequentador da cantina, na mesma medida em que frequentava às aulas. As funcionárias da cantina só tiveram palavras de apreço ao nosso actual Primeiro-Ministro (PM) e até confessaram que Sócrates era tratado de forma especial: "Púnhamos sempre mais umas batatinhas fritas ou mais um douradinho no prato do Zézito e deixávamos sempre ele levar dois pães em vez de apenas um. Afinal de contas, sabíamos que ali estava um menino de oiro, que um dia até podia chegar longe na vida e coiso...", referiu uma das funcionárias.

Os antigos companheiros do actual PM também só tiveram palavras elogiosas, enaltecendo o facto de "Zé" ser sempre o primeiro da fila, "fazendo prever o que mais tarde veio a se concretizar", numa associação ridículamente forçada ao facto de José Sócrates ser hoje o Primeiro-Ministro português. "Ruca", um antigo aluno e autor de tão infeliz associação, já claramente alcoolizado, reafirmou ainda a determinação e "força do querer" de Sócrates em ser sempre o primeiro referindo que "uma vez houve um caramelo numa cadeira de rodas que chegou à fila antes do 'Zé' e não lhe quis dar o lugar. Mas os seguranças trataram-lhe logo da saúde."

Em relação às preferências gastronómicas, Sócrates inclinava-se para os pratos de carne, sem no entanto deixar de previlegiar uma dieta saudável e equilibrada, como bom "betinho" que é. Em algumas ocasiões, Sócrates era acompanhado no almoço por colegas do parlamento, mais concretamente, um deputado do Bloco de Esquerda. Depois de outra bebida, "Ruca" confidenciou que "o 'Chico das Louças' (Francisco Louçã) vinha cá almoçar com o 'Zé' sempre que havia sopa da pedra. O estranho é que o gajo saía daqui sempre 'lixado' porque o comer não era bem aquilo que ele 'tava a espera. Nunca entendi porque..."

Devido à sua assinalável assiduidade à cantina, Sócrates, para além da engenharia civil, saiu da UnI com os merecidos diplomas de licenciado em engenharia alimentar, nutricionismo e chefe de cozinha.
H. Romeu Pinto, LMO News.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home